ultima1

Clube de Ciências | “Operação Biodiversidade do Sítio Alvão Marão”

Na passada sexta-feira, 5 de maio de 2017, o Clube de Ciências, inserido no Projeto “Operação Biodiversidade do Sítio Alvão Marão”, participou num Workshop sobre invertebrados no Observatório da Biodiversidade na Quintã.

O workshop foi organizado pelos técnicos do Centro de Ciência de Vila Real e contou com a dinamização de um dos mais conceituados entomólogos nacionais e especialista em libélulas, Albano Soares.

Durante a saída de campo, os alunos acompanharam o guia em torno de um pequeno lago e de um ribeiro em busca de libélulas e libelinhas. Com a ajuda de redes, o grupo foi capturando alguns exemplares que mereceram algumas considerações por parte do especialista. Os alunos foram observando e registando os pormenores em blocos de notas ou tirando fotografias, depois disto os animais foram devolvidos à natureza.

É essencial estudar e conhecer o comportamento das libélulas e libelinhas para a sua defesa e conservação, a sua distribuição geográfica e perceber qual é a sua vulnerabilidade, pois estas são de extrema importância no controlo e equilíbrio das cadeias alimentares e na gestão dos ecossistemas.

O Projeto “Operação Biodiversidade do Sítio Alvão/Marão” está integrado num programa de atuação delineado pela Câmara Municipal de Vila Real designado “Programa da Biodiversidade de Vila Real e pretende a implementação de ações inovadoras, para a sensibilização da conservação da natureza e da biodiversidade junto da comunidade jovem e escolar.

Prof. Júlio Gomes

14
23

barra colegio cinza

Copyright © 2012 Colégio da Boavista